Arquitetura sustentável

O que é arquitetura sustentável?
 
Segundo o Wikipédia, é considerada arquitetura sustentável toda forma de arquitetura que leva em consideração formas de prevenir o impacto ambiental que uma construção pode gerar.
Surgida em 1970, a arquitetura sustentável estabelece que uma construção deve alterar o mínimo possível do meio ambiente em que está sendo construída, tentando usar racionalmente o maior número possível de elementos naturais para evitar desperdícios em áreas como ventilação e iluminação. Além disso, a arquitetura sustentável deve utilizar materiais certificados e legais, que provenham da mesma ideia que é preservar o meio ambiente. É também frequente o uso de materiais considerados ecologicamente correto como os reciclados ou os oriundos de projetos sociais. Depois de tudo; ainda há um estudo detalhado de como se portará a construção e de como serão tratados os resíduos gerados por ela; de forma a não afetar (ou reduzir drasticamente esse efeito) no ambiente que está ao redor do imóvel.
Através desses cuidados, a arquitetura sustentável procura elaborar prédios que sejam cada vez mais eficientes energeticamente. Assim, não é incomum a utilização de materiais alternativos e totalmente diferenciados dos que se encontrariam numa construção “não sustentável” nas áreas de iluminação e ventilação do prédio. A energia solar ou a eólica, dependendo da localidade em que se encontra a obra, são frequentemente adotadas como formas limpas e de emissão praticamente zero; podendo assumir parte ou a totalidade da responsabilidade por esses itens.
Um cuidado especial é dado ao posicionamento da casa e a disposição das janelas conforme o deslocamento do sol no horizonte e a direção do vento. O uso de vidros duplos é também um aliado importante para garantir que a casa seja bem iluminada ao longo do dia pela luz do sol sem, no entanto, permitir que o calor se instale. Esse procedimento é responsável por uma economia enorme de energia que seria gasta na iluminação e na refrigeração desses lugares.
Outro item importante para a arquitetura sustentável é a utilização racional da água nos empreendimentos. Uma questão definida como básica, é o aproveitamento da água da chuva para regar plantas e jardins; lavar as áreas externas e ser usada nas descargas sanitárias. Desta forma, a economia de água é absurda e pode chegar até a trinta por cento em relação a uma construção “normal”.
A arquitetura sustentável também tem profunda preocupação com o destino correto dos resíduos gerados na própria obra. Para isso, estabelece se, que os entulhos oriundos da construção posam ser usados como aterros; na fabricação de tijolos e o restante pode ser reciclado de várias outras formas e aplicado de inúmeras maneiras diferentes. Reduzindo os custos e a necessidade de descarte desses resíduos nos aterros sanitários (ou até pior; de forma errada e perigosa para o meio ambiente).
Seguindo todos os parâmetros e mantendo-se dentro das especificações da arquitetura sustentável, os prédios são avaliados e recebem um selo de acordo com os parâmetros de sustentabilidade adotados na construção. Desta forma, valoriza-se o imóvel e garante-se uma vida plena e menos estressante para toda uma comunidade. Tudo isso, graças à arquitetura sustentável.

Fonte: http://www.ecologiaurbana.com.br/residencia-sustentavel/arquitetura-sustentavel/ 

Arquitetura Sustentável - O que é um projeto sustentável

 

Atualmente os edifícios são os principais causadores de impactos que ocorrem na natureza, pois além de consumirem quase toda a energia dos países desenvolvidos eles produzem metade de todos os gases que estão modificando o clima.
O projeto de arquitetura sustentável contesta o edifício como sendo uma obra de arte, mas sim como parte do habitat vivo. Se compromete a desenvolver  maneiras de construir com menor impacto ambiental e maiores ganhos sociais, sem contudo, ser inviável economicamente.
“É extremamente importante que o profissional tenha em mente que todas as soluções encontradas não são perfeitas, sendo apenas uma tentativa de busca em direção a uma arquitetura mais sustentável. Com o avanço tecnológico sempre surgirão novas soluções mais eficientes.” (YEANG,1999)

http://www.criaarquiteturasustentavel.com.br/

Agora eu vou mostrar um vídeo onde vocês vão vizualizar o projeto de uma cidade totalmente sustentável, uma revolução na arquitetura moderna.